Autodisciplina

autodisciplina (au-to-dis-ci-pli-na)
s.f. Disciplina que um indivíduo ou um grupo voluntariamente se impõe.

***

É engraçada a maneira que nosso subconsciente atua. Há alguns dias, algo inexplicável me trouxe uma vontade de ler o livro "A Magia e o Mago". Como Adepta aos ensinamentos da antiga religião e sem praticar há muito tempo, acreditei que fosse um chamado interior para o reforço da minha religiosidade (sim, eu acredito nisso). Porém, ao iniciar a leitura, me deparo com o que seria o carro-mestre da prática dos ensinamentos dos magos: a autodisciplina.

Nunca fui uma das pessoas mais disciplinadas que conheço. É raro que consiga fazer uma tarefa por muito tempo, sem interrupções que duram horas ou dias. Com dinheiro, os impulsos sempre falaram mais alto, criando buracos no orçamento de maneiras que ainda acho incrível não ter me encrencado mais.

Mas existe um momento que o organismo pede que tudo mude. E este momento bateu a minha porta e não foi de forma tão inesperada. Às vésperas do término da faculdade, cada dia mais próxima da independência por livre e espontânea pressão, acredito que está na hora de rever a forma de lidar com os mais pequenos problemas do dia a dia.

Até nas questões mais simples nas quais qualquer obstáculo se torna um péssimo motivo para deixar tudo para trás. Por exemplo: sou jornalista sem uma plataforma decente de exposição do me trabalho por pura indisciplina. É difícil mensurar o quanto esse comportamento me prejudica uma vez que sempre existe um jeitinho ou uma outra opção para cada porta que se fechou por causa dos meus atos.

Se fosse possível enumerar todas as promessas já feitas e sem resolução, eu estaria sinceramente envergonhada. E se eu tivesse as cumprido com a disciplina que meu organismo anseia, muito provavelmente já teria alcançado diversos objetivos e construído outro mais maduros e mais próximos da construção de um futuro de realizações de diversas formas. 

Não serão as listas e conselhos de facebook que vão me trazer algum conforto ou solução.
Chegou a vez de eu por eu mesma. Desejem-me força.

***

Nenhum comentário: